UMA VISÃO SEM AÇÃO NÃO PASSA DE UM SONHO...

AÇÃO SEM VISÃO É SÓ PASSATEMPO...

UMA VISÃO COM AÇÃO PODE MUDAR O MUNDO...



Histórico da realização de um sonho: a fundação da APAE de Brumado!


APAE

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DE EXCEPCIONAIS.

HISTÓRICO: COMO SURGIU A APAE EM NOSSA CIDADE.


A APAE de Brumado surgiu em 1981 do ideal de Dona Cecília Castro Lima, mãe de crianças com deficiência múltipla, recém chegada à cidade, proveniente do Paraná onde conheceu uma APAE. Em vários contatos, por telefone, com a então presidente da Federação Estadual das APAES, a psicóloga MARIA DE FÁTIMA ALMEIDA SARMENTO de quem recebeu orientações fez, em companhia da Professora Maria da Glória Spinola Costa, um levantamento dos portadores de deficiência do município, cadastrando 86 crianças, apenas na sede. Com a ajuda de outras pessoas da comunidade, em 04 /09 e 09/10 realizaram-se duas reuniões preliminares com as presenças de autoridades locais e de D. Maria de Fátima e Sr. Manoel Carvalho, presidente da APAE de Aracaju para planejamento e eleição da primeira diretoria. Finalmente, em 11 de dezembro do mesmo ano, ou seja, 1981, na Primeira Assembléia Geral foi empossada a Diretoria Executiva dando-se, assim, como fundada a APAE de Brumado que iniciou suas atividades assistenciais e educacionais em março do ano seguinte com o funcionamento de uma escola com 08 alunos portadores de deficiência severa e 02 regentes de classe e instalação provisória cedidas pela Prefeitura Municipal.


Detalhe importante: dona Cecília nunca colocou suas filhas nessa instituição, pois tinha receio que as pessoas pensassem que a sua luta era para o seu benefício, por ter filhos com deficiência, mas isto, nunca aconteceu (ela fazia questão de cuidar deles). O seu propósito era beneficiar mães que não tinham condições materiais e físicas para tratar dos seus filhos, então, a APAE seria o suporte para aliviar, em vários sentidos, a vida dessas famílias.

Sendo assim, nós que temos o conhecimento da fase difícil vivida por essa associação, nesse momento, não podemos deixar esse sonho morrer, pois quase todas as "crianças" matriculadas são provenientes de lares carentes. Hoje, a APAE de Brumado precisa unir forças para não deixar o sonho dessa mulher guerreira, a qual tive a satisfação de conhecer, se perder em seus propósitos que são: inserir na vida e para a vida essas “eternas crianças”, buscando todos os recursos possíveis, sejam eles, relacionados nas áreas da saúde, através de médicos especializados, para que, possa haver um desenvolvimento adequado a cada caso especificamente, de pedagogos e de professores capacitados para exercer o seu trabalho com dignidade, sem serem perseguidos por pessoas (que se dizem profissionais),mas não importam em manipular  uma criança com deficiência intelectual para conseguir alcançar seus objetivos escusos.

   
FINALIDADES ESTATUTÁRIAS:


Em seu Estatuto Social vigente, reformulado em 03/11/98 com sugestões da FNAPAEs e que atende as exigências legais, reza em seu Art. 2o. “A APAE de Brumado é uma sociedade civil, de caráter cultural, assistencial e educacional, sem fins lucrativos...” e no Art.3o. “Como fim, (entre outros):”

  • v Promover medidas de âmbito municipal que vise assegurar o ajustamento e o bem estar dos excepcionais; “(Vide, na íntegra, Art. 3o. de a) na cópia do estatuto que pode ser encontrado na sede dessa Associação.


  • As portas da Entidade e da Central de Doações estão sempre abertas, venha nos conhecer pessoalmente na APAE de Brumado. Rua Auta Leite de Oliveira, 328 - Bairro Santa Tereza.
v Ligue: (77) 3441-4168 e faça sua doação!

"Nossa vida só faz sentido quando melhoramos a de outra pessoa."